Renata Pizzardo

Arbitare - arquitetura e biologia da construção

Stella de Wit

Terapeuta ocupacional e co-fundadora OllyToys

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO!

Acesse novamente em breve.

AMBIENTE 2023

Educação Infantil e Natureza – Uma combinação repleta de encantos

As referências mais atuais em educação infantil falam muito dos ESPAÇOS de acolhimento das crianças e da sua relação NATUREZA, MOVIMENTO e BRINCAR LIVRE. Mas o desafio diário das escolas e dos pais é pensar em como colocar isso em prática!

O ambiente proposto é conceitual mas oferece vários insights de como tornar possível essa relação mesmo dentro de ambiente fechados como o da sala. Ao longo da exposição, o espaço irá viver os movimentos possíveis, propondo ateliês que despertam a curiosidade das crianças, espaços que acolhem o corpo e o movimento da criança.

A proposta pode ser provocadora para profissionais da educação, arquitetura e paisagismo, bem como para pais. E essa é a ideia: olhar para espaços em relação às reais necessidades das crianças é necessário! Nesse espaço a criança é competente e o adulto apenas facilita o seu aprendizado.

O espaço contém área aberta para movimentação das crianças e diversos níveis de trabalho: o chão, a mesa, as paredes, o alto da biblioteca. Sim, a estrutura forma uma biblioteca que pressupõe o movimento e a exploração do nível da janela, inspiração para explorar o outro lado do ainda não conhecido. Estar em contato com as plantas e com o que a terra dá ocorre na horta e em todo o restante do ambiente.

Optou-se por móveis de madeira com inox como forma de trazer equilíbrio e harmonia entre o rústico e o moderno no mesmo ambiente. A escolha dos vasos mistura estilos diferentes, com peças pintadas com tinta tradicional ou orgânica, à base de terra. Outro diferencial é opção das espécies utilizadas no ambiente, sendo a maioria plantas tropicais e folhagem grandes e largas.

Este tipo de planta retém mais água nas suas raízes, ajudando o solo a permanecer úmido por mais tempo, e suas folhas transpiram frequentemente, favorecendo a melhora na umidade do ar ao redor, principalmente em dias secos.

Foram utilizadas mais de 200 unidades de 20 espécies diferentes de flores e plantas ornamentais, entre elas alpênias vermelhas, maranta charuto, dioneia, guarribe ondulado e ráfia vanegata.

A maioria também é usada nos ambientes internos e compõe o rol das plantas apreciadas pelos praticantes de urban jungle (floresta urbana, em português), para áreas internas. Este jardim possui plantas raras, como filodentros de várias espécies. A exemplo das flores, as árvores do ambiente representam a tropicalidade da flora, com espécies nativas como a Gonçalo Alves – típica do serrado -, a Sete Copas Africanas e a frutífera jaqueira. A maior parte das peças de decoração do ambiente foi confeccionada artesanalmente.

Plantas do Espaço

Móveis do Espaço

Parceiros