41ª EDIÇÃO

30/08 a 29/09

sextas, sábados e domingos das 9h às 19h

Carol Kratz

Arquiteta e Produtora Rural

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO!

Acesse novamente em breve.

AMBIENTE 2023

Jardim dos Sentidos

Em um cenário pós-pandemia, triste e turbulento, onde fomos obrigados a ficar “enclausurados”, nos distanciamos não só das pessoas, mas também da natureza. O convívio familiar foi abalado. Os adultos com seus cotidianos sempre corridos e as crianças cada vez mais envolvidas em telas e aparelhos eletrônicos, relacionam-se menos. Os jardins antes lugar de interação, tornaram-se em muitos lares, apenas parte decorativa da casa.

 

A ideia de criar um jardim sensorial é de proporcionar momentos de união, aprendizagem, cooperação, criatividade, encantamento, interconexão, pureza, diversão e relaxamento entre família, assim como reestimular os nossos 5 sentidos (tato, audição, paladar, olfato e visão).

É possível agregar num espaço diversos elementos (água, terra, luz, flora e som) com objetos que vão desde os reciclados aos modernos e lúdicos, e ainda ter um lugar belo e harmonioso.

Para a composição do “Jardim dos Sentidos”, utilizamos diferentes tipos de madeiras, cascas, folhas, pedras, areia e plantas para pisar e tocar. As plantas Alocasia Jacklyn e Scalprum, por suas formas e texturas peculiares também foram escolhidas com esse intuito e colocadas em floreiras de palete de madeira.

Uma fonte e um mensageiro dos ventos foram alocados para ouvir e sentir. Criamos uma horta doméstica, também em palete, para plantar, colher e saborear. O jardim suspenso com ervas aromáticas como manjericão roxo, alecrim, lavanda, entre outros deliciosos aromas da natureza, foi inserido para deliciar o olfato.

O uso de uma paleta de cores, nos diferentes tons de verde e roxo, distribuídos entre plantas e flores em tamanhos variados (Monstera Deliciosa, Regal Shields e violetas), assim como em objetos decorativos, foi usada para encantar os olhos. A diversidade dos canteiros de Pimenta Roxa, Crisântemos, Manacás, Tostão, Antúrios e Sansevieria, coloriram ainda mais o espaço. A floreira em forma de carriola, feita com reuso de pneus, contrasta seu tom de roxo com os das exuberantes Rosas do Deserto.

Os cantinhos ganharam vida com intenso verde das Samambaias e o diferenciado tom da Leea Rubra. A diversão ficou por conta da casinha, onde se é possível brincar e viajar no mundo da imaginação, e do muro musical de utensílios domésticos reutilizados, que se transformam em instrumentos para emissão de diferentes sons. Completamos o espaço com uma área para descanso e leitura.

Tudo isso faz-nos provocar além dos cinco sentidos humanos um outro sexto sentido: o da plenitude por sentir-se vivo!

Plantas do Espaço

Móveis do Espaço

Parceiros

Galeria de Fotos