Paula Brito
Paisagista
Em 2022, Paula Brito criou um ambiente de convívio familiar, integrando áreas internas e externa, a fim de estimular o contato com a natureza no quintal de casa.
Essa é a proposta desse trabalho, que também apresenta uma solução de paisagismo para terrenos com pouca incidência de sol.
Fale com Paula:
AMBIENTE 2022
Vida no Jardim
Um amplo pergolado abriga ambientes de estar e mesa para refeições, cercados por plantas. A área externa é composta por um espaço de convívio no jardim tropical, área de churrasqueira com fogão à lenha, um grande deck com mesa redonda para aproximar ainda mais as pessoas nas refeições, um balanço com dois lugares instalado sob a sombra de duas árvores da espécie Gonçalo Alves e a área de lareira de chão que permite o desfrute também à noite e em dias frios.
Para os dias de calor, um chuveiro rodeado por uma parede verde repleta de samambaias garante um banho refrescante. À frente do pergolado, três vasos-fontes cercados por belíssimos filodentros com suas folhas verdes e exuberantes dão um toque especial a área de contemplação.
O jardim foi planejado com arquitetura de fácil execução, utilizando materiais de baixo custo, como madiera de eucalipto, no pergolado que tem a cobertura feita com corda de sisal. A sustentabilidade também está no deck, construído com madeira reutilizada de garapeira, no balanço, com madeira de reuso, e nos banquinhos, de madeira de demolição.
Optou-se por móveis de madeira com inox como forma de trazer equilíbrio e harmonia entre o rústico e o moderno no mesmo ambiente. A escolha dos vasos mistura estilos diferentes, com peças pintadas com tinta tradicional ou orgânica, à base de terra. Outro diferencial é opção das espécies utilizadas no ambiente, sendo a maioria plantas tropicais e folhagem grandes e largas.
Este tipo de planta retém mais água nas suas raízes, ajudando o solo a permanecer úmido por mais tempo, e suas folhas transpiram frequentemente, favorecendo a melhora na umidade do ar ao redor, principalmente em dias secos.
Foram utilizadas mais de 200 unidades de 20 espécies diferentes de flores e plantas ornamentais, entre elas alpênias vermelhas, maranta charuto, dioneia, guarribe ondulado e ráfia vanegata.
A maioria também é usada nos ambientes internos e compõe o rol das plantas apreciadas pelos praticantes de urban jungle (floresta urbana, em português), para áreas internas. Este jardim possui plantas raras, como filodentros de várias espécies. A exemplo das flores, as árvores do ambiente representam a tropicalidade da flora, com espécies nativas como a Gonçalo Alves – típica do serrado -, a Sete Copas Africanas e a frutífera jaqueira. A maior parte das peças de decoração do ambiente foi confeccionada artesanalmente.